Um dos primeiros lutadores contra a heresia

 

São João Evangelista, o Apóstolo virgem, que auscultou o Sagrado Coração de Jesus e recebeu Nossa Senhora como presente, foi também o precursor de todos os batalhadores da Fé até o fim do mundo.

 

A respeito de São João Evangelista, cuja festa a Igreja comemora no dia 27 de dezembro, temos a comentar uma ficha extraída de Dom Guéranger1.

Águia que se eleva até ao Divino Sol

Santo Estêvão é reconhecido como o protótipo dos mártires, mas São João nos aparece como o príncipe dos virgens. O martírio valeu a Estêvão a coroa e a palma; a virgindade mereceu a João prerrogativas sublimes que, ao mesmo tempo que demonstram o valor da castidade, colocam esse discípulo entre os principais membros da humanidade.
Descendente de Davi, da família da Santíssima Virgem, São João era parente de Nosso Senhor segundo a carne. Enquanto outros foram Apóstolos e discípulos, ele foi amigo do Filho de Deus. Como proclama a Santa Igreja, essa predileção se deve ao sacrifício da virgindade oferecido por João ao Homem-Deus. Convém, pois, ressaltar no dia de sua festa as graças e prerrogativas que para ele decorrem dessa amizade celestial.
Conforme o Evangelho, São João foi o discípulo que Jesus amava. Essa simples frase basta por si mesma, mas esse amor deve ter sido para ele o princípio de dons assinalados, entre os quais destaca-se o fato de ter sido o primeiro defensor do Verbo Divino, do Filho consubstancial ao Pai, que a heresia já começava a negar. Nessa defesa, São João eleva-se como águia até ao Divino Sol em ensinamentos luminosos e límpidos.

Se Moisés, após ter conversado com o Senhor, retira-se desse maravilhoso entretenimento com a fronte ornada de raios maravilhosos, quão radiosa deveria ser a face admirável de João que se apoiava sobre o Coração de Jesus, onde, como fala o Apóstolo, estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e da ciência!

Ademais, foi o filho de Maria! Ao morrer, Jesus deixava sua Mãe. Quem na Terra mereceria receber um tal legado? Por certo, o Salvador deveria enviar os seus Anjos para guardar e consolar a Santíssima Virgem. Mas, do alto da Cruz, o Salvador viu o seu discípulo virgem, cuja castidade o tornou digno de herdar esse tesouro tão valioso. Assim, segundo a bela frase de São Pedro Damião, Pedro recebeu em depósito a Igreja, a mãe dos homens, mas João recebeu Maria, a Mãe de Deus.

A castidade enobrece e dignifica a criatura humana

Nesse texto pululam os pensamentos profundos e as considerações importantes, de maneira a não ser possível comentar tudo, mas alguma coisa pode ser considerada.
Em primeiro lugar é a afirmação, muito verdadeira, de que o sacrifício da virgindade, a oblação da castidade, é tão grata a Deus que vem logo depois do martírio.
A castidade é, sobretudo, uma virtude da alma a qual importa num abandono do que é baixo, sórdido, numa renúncia a tudo aquilo que tenderia a estabelecer o domínio da matéria sobre o espírito. A castidade enobrece e dignifica a criatura humana, tornando-a afim com Deus. Por isso Nosso Senhor Jesus Cristo amava São João a ponto de ser – como está lembrado nesta ficha – o discípulo a quem Jesus amava.
Está muito bem afirmado: se os outros foram Apóstolos e discípulos de Nosso Senhor, ele foi o amigo. Ele era o mais próximo de todos e a quem o Redentor tributava um sentimento acima do dado aos outros.
Aquele pequeno episódio que se deu na Ceia é muito característico a esse respeito. São Pedro queria saber quem era a pessoa que iria trair Nosso Senhor, porque o Divino Salvador tinha dito que um deles trairia. Então São Pedro – notem, tratava-se do primeiro Papa –, querendo de todos os modos conhecer o nome dessa pessoa, pediu a São João para perguntar, e este, pousando a cabeça sobre o próprio peito de Nosso Senhor, perguntou.
Temos aí uma maravilhosa evocação da devoção ao Sagrado Coração de Jesus. São João ficou ouvindo pulsar o Coração divino. Naquele momento suas pulsações eram de amor, mas também de angústia e de dor porque o abismo de sofrimento em que iria precipitar-Se estava chegando perto d’Ele.
Vê-se nesse fato que São João – uma alma eminentemente virgem, mas também chegada a Nosso Senhor e devotíssima do Sagrado Coração de Jesus – tinha uma proximidade única em relação ao Redentor.

Grandeza de São João Evangelista

Mas, como diz muito bem Dom Guéranger, pode-se afirmar que um dom o qual não ficava abaixo desse era o de receber Maria como Mãe. Nosso Senhor, ao morrer, deixou ao seu amigo, ao seu discípulo predileto mais do que a todos os outros, um tesouro de valor inestimável: Nossa Senhora, a Rainha do Céu e da Terra, o primeiro ser abaixo de Deus, tudo o que o Criador pode dar a um homem. Mais do que isto Deus não poderia conceder.
Nisso há outra manifestação extraordinária do amor às almas virgens. Nossa Senhora, Virgem, foi dada pelo virginal Filho ao virginal amigo, ao virginal discípulo, São João. Eis mais alguns traços para considerar a grandeza desse Santo.
Porém, o quadro não estaria completo se não fosse mencionado um outro aspecto da vida dele. Ele foi um dos primeiros lutadores contra a heresia. A primeiríssima heresia que nascia naquele tempo era a respeito das relações entre as naturezas humana e divina de Nosso Senhor, e São João começou a lutar contra essa heresia.
Então o Apóstolo virgem, o Apóstolo do Coração de Jesus, o Apóstolo que recebeu Nossa Senhora como presente, foi também o precursor de todos os lutadores da Fé até o fim do mundo, até o momento no qual o Profeta Elias virá lutar contra o anticristo.
Nestas considerações temos matéria ampla para nos recomendarmos a São João, pedindo que nos consiga as qualidades de alma que o fizeram digno deste prêmio de uma grandeza incomensurável: receber Nossa Senhora para tomar conta d’Ela.v

(Extraído de conferência de dezembro de 1964) 1) Cf. GUÉRANGER, Prosper. L’année liturgique. Paris: Librairie Religieuse H. Oudin. 1900. v. I, p. 326-331.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *