Sinal do abandono divino

Em nossos dias, como reagiriam os maus diante de um milagre semelhante ao operado por Deus a favor de São Wenceslau? Tal reação determina a atitude da Providência para com a humanidade.

No dia 28 de setembro a Igreja comemora a festa de São Wenceslau. A respeito dele, temos a seguinte nota em nosso calendário:
Soberano e Padroeiro da Boêmia. Século X. Praticou as mais belas virtudes, conservou durante toda a vida, intacto, o tesouro da virgindade. Foi assassinado por seu próprio irmão Boleslau, por instigação de sua mãe, enquanto orava na igreja. A Hungria, a Polônia e a Boêmia escolheram-no por patrono.

O rei pacificador

 

Seguem os dados biográficos de São Wenceslau, tirados de L’Année Liturgique, de Dom Guéranger.

São Wenceslau é uma das mais radiosas figuras deste décimo século, que foi chamado o século de ferro. Neto de uma santa e filho de uma mãe pagã fanática, ele foi uma expressão muito pura desta realeza cristã, que devia ter em São Luís, três séculos mais tarde, seu tipo mais perfeito; regime onde a natureza materna da autoridade lhe assegurava todos os devotamentos e temperava todos os excessos; regime que, fazendo do príncipe o tenente de Deus e de Cristo o seu representante autêntico, o revestia de um caráter sobrenatural e sagrado.
Chefe de uma grande família nacional, o rei era o pai de seu povo e, do maior ao menor, todos tinham o direito de serem seus filhos e de apelar para sua justiça. Mestre inconteste, mas cujo poder era temperado naturalmente pela identidade dos interesses da coroa e do povo, ele era o árbitro nas decisões. Ele era o árbitro cujas decisões são as mais sábias, porque nenhuma ambição pessoal, como nenhum interesse de partido podia influenciar um homem que, recebendo tudo de Deus, não tinha contas a dar senão ao próprio Deus, pelo que Ele era o juiz supremo.
O rei era então o pacificador, o “l’apaiseur”, dizia São Luís, sempre o apaziguador. Portanto, sempre preocupado em resolver as disputas entre seus filhos para os unir em vista do bem comum, a tranquilidade do reino, prelúdio da paz de Deus.
No programa do príncipe cristão, que Wenceslau realizou durante os curtos anos de seu reino, Deus apôs a este programa o selo do martírio, dando assim à sua obra completa um valor de eternidade.

Virtude comprovada por sinais sobrenaturais

Na vida de São Wenceslau, mártir, escrita pelo Gal. Silveira de Mello, encontramos estes dados:
A fama das virtudes de Wenceslau percorreu o mundo. Era admirado e querido pela Cristandade. Amigo de seu povo, dedicado ao serviço da nação, austero e generoso, protetor da pobreza, propugnador da fé e súdito fiel da Igreja e também soldado destemido e leal. Oto, Imperador da Alemanha, chamou Wenceslau à Dieta de Worms e cumulou-o de atenções.
Certo dia, demorou-se inadvertidamente na igreja. Quando chegou à assembleia, o imperador e os outros príncipes, ressentidos com o atraso do duque, tinham resolvido a não se levantar, como era de estilo, à entrada do dignitário retardado. Mas assim que o duque penetrou na sala, viram os nobres que dois Anjos o acompanhavam.
Tomados de admiração e respeito, o Imperador levantou-se para recebê-lo e lhe deu o lugar à sua direita. Como lhe poderiam negar honras, se os próprios Anjos lha tributavam? O Imperador, em sinal de apreço, obsequiou-o com duas preciosas relíquias: um braço de São Vito e os ossos de São Sigismundo, rei da Borgonha e também grande soldado.

Numa assembleia de soberanos, autêntica vassalagem mútua

Tenho a impressão de que este dado biográfico de tal maneira supera o resto, que impede qualquer outro comentário. Vamos, portanto, nos cingir a isto.
Notem a linda cena. São Wenceslau era rei da Boêmia, mas, com certeza, seu reinado invadia também uma parte da Polônia, pois esta nação também o admitiu como seu padroeiro. Ele era rei, portanto, de uma grande parte do território, e nessa época estava sendo realizada uma Dieta, quer dizer, uma reunião dos principais dentre os príncipes e senhores feudais do Sacro Império Romano Alemão. Certamente ele foi convocado para esta Dieta porque essas nações, naquele tempo, estavam sujeitas, de algum modo, à suserania do Sacro Império.
Então, era uma reunião muito bonita e cheia de nobreza, porque não era uma reunião do rei com seus súditos, mas de um senhor que chefiava e liderava outros senhores, também soberanos. De maneira que era uma espécie de assembleia de soberanos, cheia de cavalheirismo e de força.
Vemos aqui um belo exemplo: notem o respeito à soberania. Cada um era como que um soberano e, portanto, quando um senhor entrava na sala, mesmo de categoria inferior à do Imperador do Sacro Império, todos se levantavam, inclusive o Imperador.

Cruel inflexibilidade do mal e doce vingança do bem

Então, vem a represália. Quando entrou São Wenceslau, resolveram não se levantar, porque ele tinha demorado demais na oração. Percebam a raiva daquela assembleia. Mesmo em plena Idade Média pairava, sutil, aquela antipatia enigmática da parte dos que rezam pouco para com os que rezam muito, pois os primeiros são sempre inflexíveis com relação aos segundos. Infelizmente, o contrário não acontece, porque os que rezam muito são propensos a ter uma condescendência com os que rezam pouco.
Decidiram os pouco piedosos: “Vamos todos ficar quietos e sentados quando ele entrar, para desfeiteá-lo, porque ele chegou atrasado.”

Vejam a resposta da Providência: São Wenceslau ingressa na sala e todos veem dois Anjos entrando junto com ele. Acabou-se, não tem mais nada para dizer. A virtude sai coberta de honra e de glória, e o Imperador dá a ele dois presentes.
As pessoas daquele tempo tinham o senso muito mais elevado do que as de nossos dias e, em vez de dar coisas que valiam dinheiro, o Soberano presenteou-lhe duas relíquias – pois se dava muito maior valor a estas do que ao ouro –, uma das quais a de um soldado, para o grande soldado que era São Wenceslau.

Ausência de manifestações sobrenaturais

Surge a seguinte pergunta: Hoje em dia, quando alguém muito piedoso chega atrasado a algum evento e sofre desfeita, por que não aparecem dois Anjos acompanhando essa pessoa? Por que não ocorrem as manifestações sobrenaturais que cobrem de glória o bem e esmagam o mal? A resposta é evidente: porque os pecados do mundo chegaram a tal cúmulo, que os homens não merecem mais isso.
Não devemos imaginar que os Anjos apareceram ao lado do Santo principalmente para a glória dele. Não! Estavam, sobretudo, para o bem do público, que presenciava aquele milagre. Era, portanto, um bem para os maus. Mas os ímpios de nossos dias não o merecem.
Poderíamos nos perguntar que atitude tomariam os maus se hoje aparecessem Anjos ao lado de um justo. Com certeza, seria um ódio sem nome e provavelmente não mudariam de posição. É este estado de espírito córneo, hirto, rijo, que merece, com razão, a punição divina. Porque quando milagres como esses não comovem mais, ou nem sequer existem, é o sinal de que a Providência abandonou uma determinada coletividade humana, um ciclo de cultura ou a humanidade inteira em certa quadra histórica, a qual ficará marcada para toda espécie de castigo. v

(Extraído de conferência de 27/9/1966)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *