São Bernardo – Venerado sobre os ombros do Imperador

São Bernardo é um dos sóis da Igreja Católica e da devoção mariana. É o “Doctor Mellifluus” – Doutor Melífluo – que como ninguém elogiou a bondade e a misericórdia de Nossa Senhora. Ele é, por excelência, o homem da penitência e da mortificação, como também da polêmica com os adversários da Igreja do seu tempo.

Este Santo Abade de Claraval era, ao mesmo tempo, um homem dulcíssimo e uma tocha ardente. Ninguém sabia falar da Santíssima Virgem com tanta unção quanto ele. De outro lado, era um polemista tremendo que alcançou sucessos extraordinários.

Certa vez, estando na Alemanha, São Bernardo entrou numa cidade onde se encontrava também o Imperador do Sacro Império Romano Alemão, o mais alto dignatário temporal da Cristandade. A fama de santidade do Abade cisterciense era tal que todo o povo foi correndo de encontro a ele. E São Bernardo teria sido esmagado pela multidão se o próprio Imperador não o tivesse tomado nos braços e feito montar sobre seus ombros. Desta maneira, foi ele um Santo que se apresentou à veneração pública montado num imperador! Glória extraordinária para uma época que possuía, muito mais do que outras, o sentido do valor simbólico dessas coisas.

Plinio Corrêa de Oliveira (Extraído de conferência de 17/4/1971)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *