Santo Isidoro de Pelusio – Modos de tratar os pecadores

Aos pecadores que se arrependem de suas faltas devemos tratar com doçura. Mas aos que não sentem pesar de suas culpas e são petulantes, é preciso mostrar toda firmeza para quebrar seu orgulho.

 

Vamos tratar de Santo Isidoro de Pelúsio, grande lutador contra as heresias, que viveu no século V.

Vingar a injúria feita a Deus

Um sofista, Asclépio, em uma de suas cartas a Santo Isidoro, recomendava-lhe que moderasse sua linguagem. Então respondeu o Santo:

Não creias que mudarei de tom e que me tornarei um fraco bajulador. Ao contrário, ou cessas de me dar tais conselhos ou eu te expulsarei do número de meus amigos.

Que admirável! Isto é o cumprimento do preceito de Nosso Senhor, constante do Evangelho: “Seja vossa linguagem sim, sim, não, não!” (Mt 5, 37). Esse Asclépio recomendou a Santo Isidoro que atacasse menos fortemente os arianos e obteve essa resposta. Ou seja, se quiser me dar um conselho idiota que importa uma traição à causa católica, eu o corto do número dos meus amigos.

Trecho de uma carta de Santo Isidoro ao Bispo de Teón:

Somos igualmente culpados. Tanto quando vingamos nossas injúrias como também quando não sentimos as que são feitas a Deus. Tratando-se de nós, usemos de toda a indulgência quando nos ofenderem. Entretanto se foi Deus ultrajado, não devemos suportar.

Ele diz que há duas formas de culpa, em matéria de injúrias: uma quando nos injuriam pessoalmente e nós nos vingamos; não devemos nos vingar das injúrias que nos fazem. Outra forma de culpa é quando não vingamos as injúrias feitas a Deus. A essas injúrias nós devemos vingar; é uma obrigação. Essas são palavras de um Santo canonizado pela Igreja para servir de modelo para nós.

É preciso tremer de indignação quando se vê Deus injuriado.

Tremer quer dizer estremecer de indignação.

Vede, entretanto, como somos fracos. Somos sensíveis a ponto de não querer perdoar nossos inimigos, e só temos doçura com aqueles que se elevam contra Deus.

Moisés não agia assim, embora fosse o mais suave dos homens. Ele não deixou de se encolerizar contra os israelitas quando fizeram o bezerro de ouro, e sua cólera nessa ocasião foi bem mais santa do que toda a doçura que acaso houvesse mostrado. Elias levantou-se contra os idólatras. João Batista contra Herodes. São Paulo contra Elimas. Isto sempre para vingar a injúria feita a Deus. Quanto a eles, esqueciam-se sem dificuldade das injúrias que lhes eram dirigidas.

É verdade que Deus é poderoso bastante para Se fazer justiça, mas Ele quer que as pessoas de bem detestem o pecado e o façam detestar. E é nesta conduta de zelo que os Santos faziam consistir a virtude e a verdadeira Filosofia.

Um pequeno exame de consciência

O que Santo Isidoro acaba de dizer, em duas palavras, é o seguinte: era bom que as pessoas a quem ele se dirigia vissem como eram fracas. Diz ele:

Vede, entretanto, como somos fracos.

Esse é o modo antigo de dizer “como vocês são fracos”. É muito desagradável chegar num auditório e declarar: “Vocês são fracos, vocês têm tais defeitos”. Então, é uma maneira educada de dizer “nós somos fracos”. É claro que o Santo não era fraco, mas o modelo de fortaleza.  Entretanto, por bondade se colocava no meio dos outros.

Lembro-me de um Santo que pregava para leprosos e, quando falava com eles, dizia “Nós leprosos…”, porque fica muito desagradável afirmar “vocês leprosos”. Dá a impressão que empurra de lado…

Então Santo Isidoro dizia “somos”. Mas não devemos supor que um Santo pudesse ter essa fraqueza; é impossível, a Igreja não o teria canonizado. Vou pôr na linguagem que exprima o fundo das coisas: “Vede como sois fracos, vós sois sensíveis a ponto de não querer perdoar vossos inimigos.” Quer dizer, “Quando vos fazem uma ofensa pessoal, ficais muito sentidos, e não conseguis perdoar. Entretanto, contra aqueles que ofendem a Deus, vós apenas tendes doçura”.

É o caso de fazermos aqui um pequeno exame de consciência.

Nos quatro ou cinco últimos dias, é impossível que alguém não nos tenha feito uma ofensa, por pequena que seja, um atrito qualquer. Nós vimos pecados contra Deus de toda ordem, basta sair à rua. O que mexeu mais com os nossos nervos: o pecado contra Deus ou a desatenção feita a nós? Esse é um bom exame de consciência.

Nesses últimos dias, não teremos ficado exacerbados com alguma desatenção que nos foi feita? É bem provável…  Ficamos igualmente exacerbados diante de algum pecado que presenciamos? Quem sabe se nós merecemos as palavras de Santo Isidoro de Pelúsio? É bem possível! Eu volto a dizer: é uma boa ocasião para um exame de consciência.

Não se ganha todo mundo com métodos iguais

Depois ele dá exemplos de Santos que não eram assim, mas violentos no castigar as ofensas feitas a Deus, e sabiam perdoar as injúrias cometidas contra eles, como por exemplo, Moisés que, sendo o mais suave dos homens, entretanto encolerizou-se com os israelitas quando fizeram o bezerro de ouro. Elias levantou-se contra os idólatras e pediu fogo do céu, que os exterminou. São João Batista indignou-se com Herodes. São Paulo com Elimas.

Por quê? Porque esses eram pecadores, idólatras, homens de vida impura. Deus se indignou contra eles, e também os profetas se indignaram. Quanto às ofensas feitas a esses Santos pessoalmente, eles se esqueciam sem dificuldade.

Em outra ocasião, Santo Isidoro de Pelúsio afirmou que com as pessoas de bem é preciso mostrar-se suave, paciente, humilde, mas com os arrogantes e orgulhosos deve-se saber usar um tom firme.

Quer dizer, com as pessoas que veem com tristeza o mal que fizeram, podemos ser bons. Quando o indivíduo vem se jactando do mal que fez, é preciso pular em cima dele.

Continua o Santo:

Aqueles olham a doçura como uma virtude; eis por que devemos usá-la para consolá-los.

Quer dizer, os que se arrependem de seus pecados são pessoas inclinadas à doçura. Os que não se arrependem são petulantes e só entendem a força. É preciso mostrar-lhes toda a firmeza para quebrar seu orgulho.

Com essa conduta sábia e prudente sustentamos uns e humilhamos outros. Não se ganha todo o mundo com métodos iguais.

É uma esplêndida consideração. Ao pecador arrependido trata-se de um jeito; ao não arrependido, de outro.    v

 

 

Plinio Corrêa de Oliveira (Extraído de conferência de 7/10/1968)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *