O maravilhoso na vida de Santa Clara de Montefalco

Muito maiores que as belezas do universo material são aquelas existentes nas almas dos Santos. A vida de Santa Clara de Montefalco está repleta de maravilhas. De tal modo ela amou a Cruz do Redentor que, após sua morte, em seu coração foram encontrados símbolos de instrumentos usados na Paixão de Nosso Senhor: cravos, coroa de espinhos, lança, açoite, esponja, coluna; e até mesmo três pequenas esferas representando a Santíssima Trindade.

Vamos considerar uma ficha a respeito da vida de Santa Clara de Montefalco.

Admirável virgindade

Santa Clara de Montefalco nasceu no ano de 1268 em Montefalco, cida-de da Úmbria, na Itália, e morreu em 1308. Ela conservou, durante toda sua vida, um grande ardor na oração. Na idade de cinco anos, compreendendo os perigos da vida no mundo, ela pediu a sua irmã, Joana, para admiti-la na pequena comunidade que essa irmã Joana dirigia, e que seguia as regras da Ordem Terceira de São Francisco. E a irmã só atendeu a esses pedidos ao cabo de um ano.

Uma vez, na idade de nove anos, ela deixou, ao dormir, seu pequeno pé nu sair da cama. A sua irmã Joana, que observou, a repreendeu, e lhe disse que isso não era conveniente a uma virgem. A pequena Clara teve tanto pesar que, depois disso, ela sempre envolvia muito estreitamente seus pés, antes de dormir.

Mais tarde, ela não permitiu nem sequer às religiosas de tocá-la com a mão. Ela recomendava às suas filhas nunca descobrir seu próprio corpo, mesmo na obscuridade. Ela observava isso tão estritamente para si mesma, que nunca quis mostrar ao médico nenhuma parte de seu corpo sem um véu.

Ela dizia também que as virgens não devem ter familiaridade nem com homens, nem com mulheres casadas, porque essa integridade perfeita dá a imortalidade ao corpo, que embalsamado pela flor da virgindade é preservado, assim, de toda corrupção.

Com a morte de sua irmã, Joana, ela foi eleita abadessa, e preencheu esse cargo com tanta prudência que jamais o demônio pôde alcançar êxito em enganá-la, por qualquer artifício que fosse. Como ele tinha observado que ela era muito assídua na contemplação da Paixão de Jesus Cristo, apareceu-lhe uma vez sob a forma de um crucifixo, com o corpo completamente descoberto a fim de despertar nela, por essa via, pensamentos ignóbeis. Mas a virgem reconheceu a arma escondida do adversário e deu risada. O demônio, furioso, desapareceu.

Deus lhe deu uma tal inteligência das coisas divinas que ela ousou combater uma heresia de seu tempo, participando de discussões, onde ela convenceu publicamente um de seus adeptos de mentira e de dissimulação.

Ela conhecia o pensamento oculto das pessoas e, por vezes, tinha o dom de profecia.

Nosso Senhor Jesus Cristo, Ele mesmo, veio uma vez lhe dar a Comunhão.

Após a morte, seu corpo permaneceu incorrupto

Ela teve, certo dia, um ligeiro movimento de impaciência em relação a uma irmã, que lhe assegurava que, apesar de seus esforços, não encontrava nenhuma suavidade na oração.

Não foi necessário mais do que isso para que ela fosse imediatamente privada, ela mesma, de toda consolação, acabrunhada de penas interiores. A noite de alma em que ela foi mergulhada não durou uma semana, nem um mês, mas onze anos inteiros. Depois dessa noite espiritual, o Divino Sol inundou sua alma com sua imortal claridade, e ela se viu elevada por uma concatenação de êxtases, parecendo pertencer mais ao Céu do que à Terra. Nesse estado ela ouvia o concerto dos Anjos, via o Menino Jesus na manjedoura do pobre estábulo de Belém, os Magos ajoelhados para adorar o Menino Jesus.

Certo dia, ela ouviu essas palavras dos lábios de Nosso Senhor:
— Venha Clara, venha! Tua vinda me será agradável.
— Senhor — respondeu ela — eu desejaria me dissolver para me unir a Vós.
— É preciso esperar mais um pouco, minha filha. Teu dia não chegou — respondeu o Senhor.

Uma outra vez o Senhor lhe apareceu na figura de um peregrino, carregando uma cruz sobre os ombros, e lhe disse:

— Minha filha, procurando o que poderia te oferecer de mais agradável a teu coração, me pareceu que minha Cruz seria a coisa que mais te conviria. Recebe-a, oscula-a e dá-me teu coração, a fim de que possas morrer para a Cruz, sobre a Cruz.

Ela morreu no ano de Nosso Senhor de 1308, no dia seguinte da Assunção, na idade de quarenta anos. Seu corpo foi enterrado em seu mosteiro, onde repousa ainda hoje. Conservado inteiro, e com a carnatura flexível como se acabasse de ser sepultado ontem, seu corpo é branco como o alabastro. Sua completa conservação foi constatada de novo sob o pontificado de Pio IX, de feliz memória.

Em seu coração, os instrumentos da Paixão

A santa alma de Clara, deixando seu corpo, nele fixou sinais evidentes de sua glória. E como as irmãs conhecessem sua terna devoção para com a Paixão, e tinham ouvido Clara dizer várias vezes, antes de sua morte, que ela carregava Jesus Cristo crucificado em seu coração, elas foram tomadas de desejo de se inteirarem exatamente desse fato, antes de confiar seu corpo à terra. Decidiram, portanto, fazer a autópsia e examinar o mistério de seu corpo; constataram, antes de tudo, que seu coração estava muito inchado e tinha o tamanho da cabeça de uma criança pequena. Demais, uma região estava completamente dura.

Segundo os médicos, é impossível a uma criatura humana viver nesse estado. Abriram o seu coração e nele encontraram, naturalmente em ponto pequeno, os instrumentos da Paixão. Uma irmã dividiu o coração em duas partes, e sua mão foi tão feliz que nenhum dos instrumentos da Paixão que ali estavam foi atingido. As irmãs, profundamente surpresas e felizes, deram graças a Deus pelo fato.

Na parte direita apareceu marcada a imagem de Nosso Senhor Jesus Cristo, preso à Cruz, mais ou menos da grossura do polegar. Nosso Senhor tinha os braços estendidos, a cabeça inclinada à direita, avançando um pouco sobre os ombros. O flanco direito era lívido com a chaga aberta e sangrando. Em torno dos rins havia um tecido manchado de sangue. Havia também, nessa parte do coração, três nervos aos quais estavam presos três pregos duros e pontudos, um deles notavelmente maior que os outros. Por cima dos pregos, um nervo cor de ferro, terminado em ponta dura. Essa ponta era aguda, penetrava como ferro, e representava a lança com a qual Longinos tinha transfixado o flanco do Salvador.

Enfim, na mesma parte do coração, estava ainda uma bola de nervos menores, representando a esponja com a qual o fel e vinagre foram tornados presentes a Nosso Senhor. Na parte esquerda se encontravam os açoites: eram cinco nervos entrelaçados com muitos nós e reunidos por um cabo comum. Depois do açoite se encontrava um nervo maior, representando a coluna da flagelação, cercada por nervos sangrando, figurando as cordas com as quais o Senhor foi ligado. Por cima da coluna, a coroa de espinhos, formada por nervos entrelaçados como espinhos duros e pontudos. Todas essas insígnias, ainda que formadas de carne, eram duras como os instrumentos reais da Paixão de Nosso Senhor.

Quando as religiosas viram todas essas maravilhas e consideraram uma a uma com respeito e admiração, elas informaram — na ausência do Bispo de Spoleto — ao seu vigário Béranger, que fez um exame minucioso e pôde se inteirar da realidade do que acaba de ser dito. Ele espantou-se, sobretudo com o fato de que esses instrumentos, separados do coração, tinham toma-do consistência pela dureza da madeira e da pedra. Várias dessas insígnias foram postas nas mãos do Papa João XXII, quando ele fez o exame da vida de Clara, para a beatificação.

Símbolo da Santíssima Trindade

As irmãs recolheram o sangue que corria do coração, quando ele foi aberto e o puseram em uma ampola de vidro.

O sangue difundiu, nesse momento, um odor suave. Ele permaneceu coagulado até hoje. E quando uma tempestade grave ameaça a Igreja, vê-se que esse sangue se agita e se põe em ebulição, o que significa a cólera de Deus.

A região endurecida foi aberta igualmente e examinada pelos médicos. Ali encontraram três pequenas esferas, cor de cinza e manchadas de vermelho; eram todas as três da mesma grossura e do mesmo peso, duras como sílex, e colocadas em forma de triângulo. Elas representavam manifestamente o mistério da Santíssima Trindade; eram absolutamente iguais umas às outras em tudo. O que causa maior admiração é que cada uma dessas bolas era exatamente do mesmo peso que as outras duas.

Isso é mais notável, porque parece uma contradição: pondo numa balança de duas conchas as três bolas, cada vez que se punha uma bola separada, ela pesava tanto quanto as outras duas. Isso é altamente teológico, porque é outro modo de exprimir que as três Pessoas da Santíssima Trindade são tão iguais entre si, que não se pode dizer que duas valham mais do que uma. O que é o auge, o suprassumo da igualdade.

E ao ser colocada numa das conchas da balança uma das bolas e, na outra, uma pedra ou qualquer objeto de peso igual, e que se acrescentasse as outras duas esferas na balança, onde já havia uma, a balança permanecia imóvel como na primeira operação.

Sem dúvida, um verdadeiro milagre.

Era um sinal manifesto da Santíssima Trindade; una quanto à essência, diversa quanto às Pessoas. Uma das três bolas partiu-se por si mesma no momento em que a França, maculada pela heresia de Calvino, causou tantos males à Igreja.

Santa Clara de Montefalco foi canonizada por Leão XIII, no dia 8 de dezembro de 1881.

O universo é repleto de maravilhas

Trata-se de uma vida toda ela feita para causar certo arrepio no homem contemporâneo. Enquanto estava lendo, olhei meus ouvintes com os olhos do espírito, quer dizer, com o conhecimento que tenho do homem de nossos dias, e me pareceu que, para além da ficha que eu lia, sentia no ar algumas vozes se levantarem dentro de alguns — que quero crer não tenham dado consentimento a essas vozes — dizendo interiormente o seguinte:

“Mas como pode ser uma coisa dessas? Como é possível tanta maravilha, uma em cima da outra? Isso deve ser inventado, porque uma maravilha, vá lá; duas maravilhas, vá lá; mas cinquenta maravilhas acumulando-se uma em cima da outra sobre essa freira! Manifestamente, tantas maravilhas juntas não pode ser.”

Eis a curteza de vistas a que o positivismo leva o homem contemporâneo. A mania de só tomar em consideração a realidade concreta, e a ideia de que a maravilha é algo excepcional; que o normal das coisas é que elas não sejam maravilhosas, e que já é puxado aceitar uma maravilha; é duro demais aceitar duas, ou três, ou cinco…

Precisamos compreender até que ponto essa ideia é absurda.

O universo que nos cerca é cheio de maravilhas. Cada estrela é uma maravilha. Olhem para o céu: quantas estrelas percebemos? Deus, que fez tantas maravilhas, realizou ainda maiores para ilustrar a alma de alguns Santos. Tudo quanto existe foi criado para a santificação do homem.

Ora, para santificar os homens, terá Deus feito maravilhas maiores do que os Santos, que eram objeto de todas essas maravilhas? Quer dizer, o meio foi melhor do que o fim? O poder, a sabedoria e a bondade de Deus foram mais extraordinários nos instrumentos do que na realização da meta deles?

Num mundo opaco, horrendo, trágico, conspurcado e abandonado…

Tornando mais clara a argumentação:

Tudo quanto existe no universo visível foi criado para a santificação do homem. Não tem outra razão de ser. Portanto, estrelas e todas as outras maravilhas são belas a fim de que o homem tenha uma ideia da perfeição e da beleza divinas, para que assim santifiquem os homens. Logo, tudo isso não é senão um meio para a santificação. O meio tendo sido tão maravilhoso, o fim precisa ser muito mais maravilhoso, porque seria um absurdo Deus fazer o meio mais belo do que o fim. O meio é sempre inferior ao fim.

Se é assim, Ele há de ter posto nas almas dos Santos maravilhas incomparavelmente maiores e mais numerosas do que as que vemos em torno de nós. Portanto, é muita mesquinharia de espírito, lendo uma vida de Santo, dizer: “Deus não há de ter feito tanta maravilha para uma só pessoa.”

Pois se Ele fez tantas maravilhas para a pessoa ficar santa, não faria maiores ainda no realizar a santidade dessa pessoa, que é o ponto terminal da operação d’Ele? Quem pode pôr isso em dúvida? Que um ateu duvide, compreende-se. Mas que um católico ponha isso em dúvida é o auge do irracional.

Isso nos leva a uma outra consideração, a meu ver muito importante. Eu a formulo da seguinte maneira:

Devemos compreender que é por causa desse mundo revolucionário, dos pecados que temos cometido, do castigo divino em relação a esse mundo, que Deus se ausenta dele e deixa–o como está: opaco, horrendo, trágico, conspurcado e abandonado. Esse é o mundo do qual se retirou o amor de Deus, e que está entregue à sua cólera.

Então, não se notam hoje as maravilhas de outrora. Mas antigamente, quando as maravilhas de Deus apareciam num mundo a quem Ele amava e que amava a Deus, isso tudo tinha qualquer coisa de paradisíaco e a Providência era muito mais larga com sua generosidade, com sua bondade, do que é nos dias de hoje, em relação aos filhos da Revolução.

De maneira que devemos ter o espírito pronto para a seguinte ideia: É verdade que na atual ordem da Providência, a maravilha, o milagre é uma exceção. Mas não é algo tão raro quanto se pensa. Ademais, coisas maravilhosas não claramente milagrosas são muito mais frequentes do que se pensa. É questão apenas de se ter uma alma sedenta de maravilhas, crendo que estas podem ser numerosas e que Deus as multiplica ao longo de nossos passos. Pedindo-as e desejando-as muito, o Altíssimo fará as maravilhas em nós também. Sermos sedentos de maravilhas, maravilháveis, tornará maravilhosas as nossas almas. E Deus poderá fazer também por nós coisas que Ele realizou por Santa Clara de Montefalco.

…Nossa Senhora fará maravilhas ainda maiores

Assim nós devemos abrir os horizontes de nossas almas enormemente; e tomar outra envergadura; ter o espírito completamente voltado para uma outra dimensão, outro sistema de medir as coisas. E compreender que rezando, pedindo, esperando, desejando, nós poderemos receber incomparavelmente mais do que aquilo que conseguiríamos imaginar.

De algum modo nosso Movimento é isso. Eu estou lhes narrando, aos sábados, a história de nosso Movimento, e verificamos que ocorreram coisas as quais no começo da estacada se reputavam impossíveis. Estão feitas. Se o impossível está realizado, não há limite para o impossível. A partir do momento em que esta sineta colocada sobre minha mesa, por si mesma, se suspenda cinco centímetros, é igualmente fácil que ela chegue até a Lua. O primeiro ponto é ela levantar os cinco centímetros. Mas se há um poder sobrenatural que a ergue cinco centímetros, para esse poder não é nada levantá-la acima de todas as coisas da Terra; e não é nada levá-la até a Lua, ou a qualquer outro astro. A questão é levantar os cinco primeiros centímetros.

Nossa Senhora levantou os “cinco primeiros centímetros” na história de nosso Movimento. E é preciso reconhecer que nós fizemos força em sentido contrário…

Essa é talvez a maior das maravilhas: a aeronave subiu com muita gente dentro chorando de saudades da Terra, e olhando pela janelinha, dizendo adeus para círculos mundanos, pulando para ver se a aeronave não subia. A aeronave subiu cinco centímetros. Se nós aproveitarmos bem lições como essa, o que há de maravilhoso na vida de Santa Clara de Montefalco, então compreenderemos bem quanto é de esperar que Maria Santíssima faça ainda mais maravilhas muito maiores. Essa é a lição que a vida de Santa Clara de Montefalco nos traz.

Plinio Corrêa de Oliveira (Extraído de conferência de 7/12/1973)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *