Tradição, Família e Propriedade


Fundador

Continuação...

Entre as diversas manifestações de apoio e mensagens de felicitações que o Autor recebeu, destacam-se as cartas dos Cardeais Silvio Oddi, Mario Luigi Ciappi, Alfons Stickler e Bernardino Echeverría Ruiz; do mencionado Pe. Anastasio Gutiérrez, CMF, bem como dos renomados teólogos, Pe. Raimondo Spiazzi, OP, e Pe. Victorino Rodríguez y Rodríguez, OP.

Fez-se menção, acima, à penetrante clarividência com que Plinio Corrêa de Oliveira interpretava a marcha dos acontecimentos e discernia seu rumo. As previsões com as quais encerra seu último livro, quiçá se tornem realidade no futuro não muito:

"No momento em que escrevemos, estão desagregadas as nações que outrora constituíram a URSS. As fricções entre elas vão-se acentuando, agravadas notavelmente pelo fato de que algumas dessas nações possuem meios de deflagrar uma guerra atômica".

"O que está a resultar para o mundo senão a exalação de uma confusão geral que promete a todo o momento catástrofes iminentes, contraditórias entre si, que se desfazem no ar antes de se precipitarem sobre os mortais, e ao fazê-lo geram a perspectiva de novas catástrofes, ainda mais iminentes, ainda mais contraditórias? As quais quiçá se evanesçam, por sua vez, para dar origem a novos monstros, ou quiçá se convertam em realidades atrozes (...)".

"Quem o sabe? Quem sabe se será isso? Se será só (!) isso? Se será ainda mais e pior do que isso?"

Tal quadro seria desalentador para todos os homens que não têm Fé. Pelo contrário, para os que têm Fé, do fundo deste horizonte sujamente confuso e torvo, uma voz, capaz de despertar a mais alentadora confiança, faz-se ouvir:

" 'Por fim, o meu Imaculado Coração triunfará!' "

"Há, portanto, razões para esperar. Esperar o quê? A ajuda da Providência a qualquer trabalho executado com clarividência, rigor e método, para afastar do mundo as ameaças que, como outras tantas espadas de Dâmocles, estão suspensas sobre os homens".

"Importa, pois, orar, confiar na Providência, e agir".

Um homem de Fé

A vida de Plinio Corrêa de Oliveira, não se caracterizou unicamente por uma fecunda operosidade.

Foi ele, sobretudo, homem de Fé. Não uma fé comum, mas uma Fé profunda, reverente e entusiasmada na Igreja Católica, Apostólica, Romana.

Continua...

« ... 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 ... »