Tradição, Família e Propriedade


Fundador

Continuação...

"Concluo dizendo que impressiona fortemente o espírito com que a obra está escrita: um espírito profundamente cristão e amante apaixonado da Igreja. A Obra é um produto autêntico da `sapientia christiana`. Emociona também ver em um leigo ou pessoa secular uma devoção tão sincera à Mãe de Jesus e... nossa: sinal claro de predestinação".

As doutrinas magnificamente expostas em Revolução e Contra-Revolução são a mais fiel expressão do ideal de vida e dos objetivos que Plinio Corrêa de Oliveira se propôs alcançar ao longo de sua dilatada e fecunda existência.

Papel decisivo na história contemporânea do Brasil

Concretizando esse ideal de vida, Plinio Corrêa de Oliveira desempenhou, inegavelmente, um papel decisivo na história contemporânea de nossa Pátria, alertando e orientando a opinião pública nos momentos cruciais da vida nacional.

Suas numerosas intervenções públicas contra o agro-reformismo iniciadas em 1960 com o "best-seller" Reforma Agrária – Questão de Consciência, além de impedir a destruição da dinâmica agricultura brasileira, foram determinantes para despertar as forças vivas da nação. Evitou assim que o Brasil rolasse para o abismo.

Golpe certeiro no socialismo autogestionário de Mitterrand

A obra de maior impacto publicitário do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira, pela amplitude de sua divulgação (publicada na imprensa de 52 países, com uma tiragem total de 33,5 milhões de exemplares) foi a Mensagem das 13 TFPs – O socialismo autogestionário em face do comunismo: barreira ou cabeça-de-ponte? (1981) na qual o Autor faz uma ampla exposição e análise crítica do programa de François Mitterrand, recém-eleito Presidente da França naquela ocasião.

Pró Lituânia livre

Em 1990, Plínio Correa de Oliveira lançou a TFP brasileira na campanha "Pro Lituânia livre", com a adesão calorosa das várias TFPs, Bureaux-TFP e associações afins. Tal campanha, estendida assim a todos os continentes, resultou num monumental abaixo-assinado em favor da independência da Lituânia.

Tendo atingido 5.212.580 assinaturas, transformou-se, segundo o Guinness Book of Records, no maior abaixo-assinado da História, e exerceu inegável influência no processo de independência dos países bálticos, conforme testemunhou na época o Governo lituano.

Nobreza e elites tradicionais análogas...

O último livro de Plinio Corrêa de Oliveira foi Nobreza e elites tradicionais análogas nas alocuções de Pio XII ao Patriciado e à Nobreza romana (1993). Nessa obra, o autor comenta as catorze alocuções dirigidas pelo ilustre Pontífice ao Patriciado e à Nobreza romana, as quais contêm um apelo a que sejam preservados cuidadosamente, nos países com tradição nobiliárquica, as aristocracias respectivas. Plinio Corrêa de Oliveira salienta o importante papel que, mesmo em nossos dias, cabe a essas diversas elites, realçando o valor religioso e cultural das tradições de que são portadoras, e a árdua missão que lhes cabe a serviço do bem comum espiritual e temporal no conturbado mundo de hoje. Inicialmente lançado em Portugal, seguiram-se-lhe edições na Itália, França, Espanha, Estados Unidos, Chile e Argentina.

Continua...

« ... 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 ... »