Tradição, Família e Propriedade


Fundador

Continuação...

Um mundo que tinha voltado as costas ao passado, levantar um estandarte em torno dessa trilogia era tal ousadia que muitos a consideravam até uma demência, votada fatalmente ao fracasso. Hoje, essa tríade – Tradição, Família, Propriedade – é, nos cinco continentes, um ponto de referência. A TFP recorda continuamente que só na fidelidade aos princípios eternos da verdade revelada, ensinada pela Santa Igreja Católica, será possível construir uma autêntica civilização, ou seja, a Civilização Cristã.

"Uma obra profética": Revolução e Contra-Revolução

A obra mestra de Plinio Corrêa de Oliveira é Revolução e Contra-Revolução. Publicada em 1959, conta com sucessivas edições em vários países da Europa e das Américas, tendo-se tornado o livro de cabeceira de todos os sócios, cooperadores e correspondentes das TFPs.

Revolução e Contra-Revolução é uma análise histórica, filosófica e sociológica da crise do Ocidente, desde a eclosão do Humanismo, da Renascença e do Protestantismo até nossos dias. A obra estabelece a relação de causa e efeito entre esses movimentos e a Revolução Francesa de 1789, a Revolução Russa de 1917, a revolta estudantil da Sorbonne em 1968, e as transformações pelas quais vêm passando o mundo e o Ocidente.

Tais movimentos e revoluções não constituem senão etapas de uma única Revolução, de cunho gnóstico e igualitário, que há cinco séculos vem paulatinamente desfigurando e demolindo a Civilização Cristã, outrora florescente, assim como a benfazeja influência da Santa Igreja sobre as nações.

À Revolução, Plinio Corrêa de Oliveira opõe a Contra-Revolução, cujas metas e meios de ação delineia. Nobre ideal que conclama o homem contemporâneo a recusar em bloco as características da Revolução, e a restaurar em todo o seu esplendor as ordens espiritual e temporal cristãs.

Grande número de personalidades situadas nos mais altos escalões do mundo eclesiástico, bem como intelectuais e outras pessoas de destaque, enviaram ao autor de Revolução e Contra-Revolução cartas em que lhe manifestavam calorosamente seu apoio. Citamos apenas alguns trechos de uma das mais recentes, escrita pelo ilustre canonista de renome internacional, co-fundador do Institutum Juridicum Claretianum, em Roma, e consultor de diversos dicastérios vaticanos, o Pe. Anastasio Gutiérrez, CMF:

"Revolução e Contra-Revolução" é uma obra magistral, cujos ensinamentos deveriam ser difundidos até fazê-los penetrar na consciência de todos os que se sintam verdadeiramente católicos (...). Em suma, atrever-me-ia a dizer que é uma Obra profética no melhor sentido da palavra; mais ainda, que seu conteúdo deveria ensinar-se nos centros superiores da Igreja (...).

"Não me resta senão congratular-me com a Instituição TFP por ter um Fundador da altura e qualidade do Prof. Plinio. Prevejo para a Instituição, e desejo com toda a minha alma um vasto desenvolvimento e um porvir cheio de êxitos contra-revolucionários".

Continua...

« ... 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 ... »