Tradição, Família e Propriedade


Fundador

Continuação...

Com efeito, a Plinio Corrêa de Oliveira não faltavam dotes para obter êxito invejável na vida intelectual, política ou profissional. Berço e qualidades pessoais se abraçavam em um harmonioso conjunto dos melhores dons da inteligência e do espírito. Caso ele se conformasse com as brisas mornas da acomodação moral e do indiferentismo religioso que sopravam – e que procuravam impor-se – todas as portas para uma brilhante carreira lhe estariam abertas.

Mas, animado de Fé e de coragem, deliberou dar outro rumo a sua vida. Tal decisão, resumiu-a ele mesmo em algumas palavras de grande ressonância:

"Quando ainda muito jovem,

Considerei enlevado as ruínas da Cristandade,

A elas entreguei meu coração

Voltei as costas ao meu futuro,

E fiz daquele passado carregado de bênçãos

O meu Porvir..."

Fundação e história da TFP

Em setembro de 1928, aos 19 anos, Plinio Corrêa de Oliveira, então jovem universitário, participa do Congresso da Mocidade Católica, onde toma o primeiro contato com as Congregações Marianas, nos primórdios da expansão destas. Nelas encontraria ambiente receptivo para as idéias e os ideais que desde menino vinham se formando em seu espírito. Ali tinha início a nobre gesta de sua vida pública.

Desde logo ele se fez notar pelos dons com que a Providência o favorecera, despontando como conferencista, orador e homem de ação. Em pouco tempo se tornou o principal líder do Movimento Católico no Brasil.

Em 1929, pouco antes de diplomar-se em ciências jurídicas e sociais, ainda quartanista na renomada Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo – tida na época como baluarte do laicismo – coordenou alguns congregados marianos e fundou a Ação Universitária Católica (AUC). Esta se tornou em breve uma realidade vitoriosa da vida acadêmica de então, estendendo-se rapidamente para as demais escolas superiores de São Paulo.

O mais jovem e mais votado Deputado Constituinte de 1934

A convocação de eleições, no final de 1932, para a formação de uma Assembléia Federal Constituinte, levou-o a idealizar a Liga Eleitoral Católica (LEC) e a participar ativamente em sua organização. Elegeu-se apoiado por ela, tendo sido o deputado mais jovem e mais votado de todo o País, ao obter o dobro de votos do segundo candidato, o ilustre líder político Prof. Alcântara Machado. Plinio Corrêa de Oliveira atuou na Constituinte como um dos maiores líderes do grupo parlamentar católico.

Continua...

« ... 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 ... »