Princípios e Pensamentos

Intimidade suprema, distância infinita

Dr. Plinio se deleitava em contemplar a ordenação das coisas criadas como reflexos de Deus e caminho que a Ele nos conduz. Nas palavras aqui transcritas ensina que os reinos da natureza nos fazem "intuir a infinita grandeza do Criador".

Auto-retrato filosófico

Em seu "Auto-retrato filosófico" Plinio Corrêa de Oliveira, fundador da TFP brasileira, expõe o essencial de seu pensamento, que inspirou ao longo de 50 anos a atuação desta entidade.

Noções gerais de temperamento II

Em anterior exposição evocamos alguns exemplos colhidos no reino animal, para ilustrarmos nossas considerações sobre temperamento. Havíamos tomado o paralelo entre o jacaré e o beija-flor, descrevendo mais as características do primeiro.

Noções gerais de temperamento I

Tema de especial interesse para Dr. Plinio era analisar as mais diversas disposições e índoles da alma humana, e como estas a aproximam ou distanciam da excelência moral a que é chamada. Nessas considerações, comprazia-se ele em traçar paralelos pito

Simbolismo e raciocínio no apostolado

Espírito afeito ao universo das analogias, dos símbolos e das correlações, Dr. Plinio nos ensina como o conhecimento no homem deve nascer e se desenvolver, não apenas com o exercício da sua capacidade intelectiva, como também a partir da contemplação

A aseitas – II

Continuando sua exposição1, Dr. Plinio mostra como a aseitas2 está intimamente ligada ao comportamento humano sob os mais diversos aspectos.