Princípios e Pensamentos

Noções gerais de temperamento II

Em anterior exposição evocamos alguns exemplos colhidos no reino animal, para ilustrarmos nossas considerações sobre temperamento. Havíamos tomado o paralelo entre o jacaré e o beija-flor, descrevendo mais as características do primeiro.

Noções gerais de temperamento I

Tema de especial interesse para Dr. Plinio era analisar as mais diversas disposições e índoles da alma humana, e como estas a aproximam ou distanciam da excelência moral a que é chamada. Nessas considerações, comprazia-se ele em traçar paralelos pito

Simbolismo e raciocínio no apostolado

Espírito afeito ao universo das analogias, dos símbolos e das correlações, Dr. Plinio nos ensina como o conhecimento no homem deve nascer e se desenvolver, não apenas com o exercício da sua capacidade intelectiva, como também a partir da contemplação

A aseitas – II

Continuando sua exposição1, Dr. Plinio mostra como a aseitas2 está intimamente ligada ao comportamento humano sob os mais diversos aspectos.

A aseitas

Para fazer frente aos problemas de um mundo "massificado", Dr. Plinio discorre sobre a necessidade de salientar que cada homem tem uma característica própria, a qual acrescenta na sociedade uma riqueza, que só ele pode dar.

Harmonia: uma criatura de Deus

A infinita sabedoria de Deus se manifesta não só nos seres criados por Ele, mas também no movimento harmônico que há na Obra da Criação. Acompanhemos Dr. Plinio discorrendo sobre este tema.