São Bento

No início da Idade Média, São Bento, sendo ainda muito jovem retirou-se à gruta de Subiaco, onde passou a levar vida contemplativa. Fundou depois a Ordem beneditina a qual lhe deu grande número de filhos espirituais que se espalharam por diversas regiões, tornando-se o principal fator da conversão da Europa.

Os beneditinos fugiam das cidades porque eram centros de perdição; porém os habitantes iam atrás deles. Quando erigiam um mosteiro, a população católica se estabelecia em volta. E assim foi-se povoando a Europa. Promoveram a construção de catedrais e universidades.

Fizeram uma obra extraordinária porque visavam a glória de Deus, a conquista de coisas muito mais valiosas do que terras, cidades e tesouros: as almas. E estas almas, por sua vez, realizavam um sacrifício maior do que o de um soldado que dissesse: “Vou para a frente, morro, mas alcanço o Céu”.

Eles afirmavam: “Vou para a frente. Levo uma longa e dura vida na Terra. Mas, custe o que custar, eu me santificarei! Vencerei meus defeitos até a raiz, para pertencer inteiramente a Deus Nosso Senhor e sua Mãe Santíssima. Faço o maior dos sacrifícios; eu me dou a mim mesmo!”

Plinio Corrêa de Oliveira (Extraído de conferência em 10/8/1991)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *