A consagração a Nossa Senhora. Como praticá-la?

Será que todo católico tem a obrigação de fazer apostolado? Se tiver, no que consiste tal apostolado em nossos dias? Terá um papel especial, a tal respeito, o leigo consagrado a Nossa Senhora? Como pode um homem ou uma senhora, um jovem ou uma jovem, tornar efetiva no próprio meio em que vive a consagração a Maria? 

Muitos leitores de “Dr. Plinio” já tiveram a oportunidade incomparável de se consagrar a Nossa Senhora, segundo o célebre método de São Luís Maria Grignion de Montfort. E muitos outros terão o desejo de o fazer. Para todos estes, as questões acima enunciadas têm uma importância capital. Dr. Plinio tratou delas há 40 anos, numa conferência para um congresso da Ordem Terceira do Carmo. Vejamos a seguir suas palavras.

A característica do apostolado dos leigos consiste em desenvolver-se no século, em agir no seio da sociedade civil, para promover a salvação das almas por todos os meios lícitos, inclusive pela impregnação do espírito da Igreja em todos os valores próprios à esfera temporal.

Não se trata, portanto, para nós, de evitar as coisas do século enquanto tais; não se trata, para nós, de fugir para uma Tebaida ou para o recesso sagrado de uma Ordem estritamente contemplativa, nem sequer de viver a vida conventual numa Ordem consagrada ao apostolado externo. Trata-se, para nós, isto sim, de estarmos dentro do século e de ordenarmos para Deus os valores do século, que foram criados para Ele e dos quais se deve exigir que Lhe deem glória. Trata-se de comunicar a esses valores o seu verdadeiro caráter cristão.

Ora, a consagração a Nossa Senhora consiste em o homem dar-se a Ela. E, já que ele pode realizar em si de algum modo as virtudes que nEla refulgem, dar-se à Mãe de Deus é para o homem procurar imitá-La e também servi-La. O conhecimento de Nossa Senhora, a admiração por Nossa Senhora, a imitação e o serviço de Nossa Senhora são os elementos integrantes desta completa consagração a Nossa Senhora que nós queremos verdadeiramente realizar.

Mas daí nós passamos a uma pergunta: qual a influência exercida pelas condições peculiares à vida no século, no modo de vivermos nossa consagração? A vida no século deve ser tal que os mesmos princípios de beleza universal, que revertem, em última análise, em princípios de moralidade e santidade universal, se reflitam não só nas almas, mas em tudo aquilo que cerca o homem.

Por uma misteriosa afinidade, as formas, os sons, as cores, os perfumes podem exprimir estados de espírito do homem. É necessário, pois, que reflitam estados de espírito virtuosos para a formação dos ambientes em que o homem encontre os recursos necessários para a sua santificação, imagens de Deus que lhe falem aos sentidos, lhe deem o atrativo da virtude e o estimulem por essa forma a conhecer, a ter apetência daquela beleza incriada de Deus, que ele só verá face a face na glória dos Céus.

Organizar uma ordem temporal que assim forme as almas e as convide para o Céu, eis uma alta missão dos leigos vivendo no século.

Construir a cultura e a civilização cristãs

A essa altura podemos nos perguntar a nós mesmos: então, no nosso século em que consiste o serviço de Nossa Senhora? Consiste em salvar as almas por todos os modos lícitos, dentre os quais queremos acentuar este: tomar todas as coisas, ordená-las dentro desse espírito e construir a cultura e a civilização cristãs. Pois que uma e outra, sob certo aspecto, não são senão a disposição das coisas de maneira que elas sejam nesta vida o reflexo de Deus e orientem as almas para a vida eterna.

Estar consagrado a Nossa Senhora e servi-La é sustentar, é promover e defender contra os seus adversários, a cultura e a civilização cristãs, comparáveis àquela pérola preciosa que o homem deve procurar vendendo todas as coisas que tenha; cultura e civilização que são aquela paz na terra  prometida aos homens de boa vontade pelos Anjos de Belém, a única paz que os homens de boa vontade podem ter na terra: a paz de Cristo no reinado de Maria.

No serviço de Maria temos um adversário a enfrentar e um patrimônio a defender Para que compreendamos bem como servir a Nossa Senhora em nosso século, é preciso que tenhamos bem em consideração as circunstâncias peculiares a este. Vivemos em nossos dias em um processo revolucionário que, tendo começado com o protestantismo e o humanismo no século XVI, alcançou um triunfo universal pela Revolução Francesa, no século XVIII, e pela extensão dos princípios desta ao mundo inteiro, no século XIX. Esse processo chega agora aos extremos de si mesmo na afirmação do comunismo. Nós estamos, portanto, no clímax de uma longa série de apostasias.

Nisto está a marca dominante dos acontecimentos de nossos dias, e das circunstâncias dentro das quais a Igreja age, vive e luta atualmente. Em outras épocas a Igreja também tem tido adversários a enfrentar.

Nunca, talvez (e neste sentido são tão numerosas as citações pontifícias que eu me dispenso de as lembrar aqui), teve ela que enfrentar uma tão profunda investida, que a ataque com tal furor em todos os pontos de sua doutrina, de seus costumes, de suas instituições e de suas leis. Nunca seus inimigos mostraram tanta coerência, tanta unidade de objetivos e tanto rancor, quanto em nossos  vias.

Assim, e seja qual for o ângulo do qual vejamos o panorama hodierno, é preciso que coloquemos no centro de toda a nossa perspectiva esse fenômeno: a investida multissecular das forças do mal,
chegada hoje a seu paroxismo.

Vivemos dentro de um processo revolucionário que mina e corrói uma realidade gloriosa, luminosa, e entretanto agonizante, isto é, a Civilização Cristã.

Temos, portanto, um inimigo a atacar e um patrimônio a defender. O patrimônio é todo o imenso e inapreciável tesouro de tradições desses vinte séculos de Civilização Cristã que tivemos atrás de nós. Patrimônio este que não deve ser considerado como um valor estático, mas ao qual, pelo contrário,  cada século foi dando o seu contributo. Também nós, pela nossa fidelidade e pela nossa luta, acrescemos este glorioso acervo. Em face de nós está essa Revolução, que é justamente o contrário de tudo o que amamos. Nós a devemos atacar em todas as suas manifestações.

Assim se explica um dos aspectos essenciais de todo apostolado realmente adequado a nossos dias. Tal aspecto merece uma explanação conveniente, para que compreendamos bem o que vem a ser “in concreto”, e em sua plenitude, a perseverança na consagração a Nossa Senhora em nossos dias.

Como deve o católico ser um homem de seu tempo.

Com efeito, costuma-se dizer que o católico deve ser um homem de seu tempo, que deve ter a vista  aberta para todos os progressos, que deve ser um homem que se acomoda tanto quanto possível às circunstâncias da época em que vive.

Ninguém poderia dizer que, em si mesmas, essas expressões são falsas. Mas devemos saber distinguir  uma aceitação inteligente e cheia de discernimento das condições da época, de uma aceitação
simplória, impensada, fraca, tíbia, que abrange não só o que as condições da época têm de bom, mas o que o espírito da Revolução instilou veladamente até em muitas das boas condições da nossa época.

De modo que há aceitação, e há ser homem do tempo. E é exatamente a linha divisória entre uma coisa e outra que deve ser por nós marcada com todo o cuidado. Em que sentido um católico pode e deve ser homem do seu tempo? Toda época costuma diferenciar-se da anterior por se ver nesta alguns defeitos que lhe ferem a atenção e que deseja corrigir.

Mas, ao mesmo tempo, acontece que muitas vezes uma época dissente de outra anterior porque  discrepa também das qualidades desta. Em relação ao passado próximo de que nós provimos, nós não queremos, não devemos e não podemos aceitar tudo, mas rejeitar até certos elementos com cuidado.

A época passada apreciava, por exemplo, a oratória florida, farfalhante, verbosa e torrencial, que se manifestava em todas as ocasiões possíveis. Um aniversário, uma formatura, um casamento, o
regresso de uma longa viagem, tudo era ocasião para um discurso. E tais discursos eram tão padronizados, que já havia manuais que continham peças oratórias de circunstância para o moço que se forma em Direito, por exemplo. Essas peças podiam ser repetidas em todo o Brasil, desde o Amazonas até o Rio Grande do Sul, em Portugal e nas Colônias.

Evidentemente, para nós que achamos que o tipo do homem romântico que nos antecedeu era pouco eficiente, tinha o espírito povoado de sonhos vácuos e uma imaginação em fogo, que ele nem primava pela lógica, nem pelo desejo de traduzir em fatos concretos aquilo com que sonhava, para nós toda essa abundância de discursos se patenteia supérflua. Os poucos discursos que se fazem hoje devem ser rápidos, em uma linguagem menos convencional, menos hirta, em uma linguagem viva e não em uma linguagem morta.

Segundo os cânones do romantismo passado, por exemplo, o gosto pela tristeza era um tributo  essencial do espírito. Um moço, segundo o estilo em voga, deveria ser doente e infeliz, deveria exalar a sua infelicidade e a sua doença numa guitarra, deveria trocar a noite pelo dia, deveria ser um daqueles sonhadores de garoa e de orgias, tão típicas da velha Faculdade de Direito.

A nós hoje, nos parece que tudo isso está errado. Sem falar na orgia, parece-nos que essa glorificação da melancolia, esse amor à doença, essa mania de se sentir triste são antinaturais e ridículas.

O passado deve ser corrigido com discernimento 

Nenhuma época do passado pode ou deve ser intocada. É sempre possível, por um movimento  verdadeiramente progressivo, abolir defeitos e melhorar qualidades.

Mas isto não basta. É preciso também que nós nos lembremos de que muitas das transformações  instituídas no presente não representam um trabalho inteligente para depurar e fazer progredir as
tradições que recebemos, mas, pelo contrário, constituem um esforço de destruição clara ou de falseamento sub-reptício dos valores da Civilização Cristã.

Segundo palavras do Exmo. Mons. Dell’Acqua, antigo Substituto da Secretaria de Estado da Santa Sé, que falava com a responsabilidade de seu cargo, o mundo contemporâneo, por efeito do laicismo, perdeu quase completamente o senso cristão da vida.

Chamo a atenção para estas últimas palavras. Ora, sabemos que um homem não fica sem senso nenhum. Se ele perde o senso cristão, substitui-o o espírito anticristão. Portanto, quase todos quantos existem hoje estão marcados, em escala maior ou menor, pelo senso anticristão da vida. Somos, infelizmente, filhos de nosso tempo e estamos todos expostos ao risco de trazer em nós, insuspeitadas, muitas das infiltrações desse senso anticristão da vida.

Como são freqüentes em torno de nós as pessoas que supõem que têm verdadeiro espírito católico,  porque recebem uma ou outra vez os sacramentos e praticam alguns atos de piedade! Entretanto, os seus modos de pensar, de sentir e de agir são marcados por um espírito oposto ao da Igreja. Até  mesmo entre as pessoas piedosas dá-se, em escala menor embora, o mesmo fato.

Nessas condições, há razão para sentirmos uma verdadeira desconfiança até de nós mesmos. E devemos, com suma diligência e um grande temor, nos dedicar à tarefa de distinguir em nossa época aquilo que há de bem e de mal.

Obriga-nos a tal o santo receio de renunciar a alguma coisa daquele depósito de tradições católicas,  que recebemos de nossos maiores, e que devemos transmitir aos pósteros não só intacto, mas  té  acrescido.

Está bem corrigir judiciosamente o passado. Mas modificá-lo sem esse discernimento, levianamente, a todo propósito e às vezes pelo simples gosto da modificação, eis o que não se deve de modo algum fazer. Não se pode imaginar algo mais contrário à verdadeira consagração a Nossa Senhora do que esta falta de cuidado no proteger a tradição cristã. Porquanto, se o católico se entrega sem critério nem reservas ao século, ele serve a dois senhores.

Assim, embora repudiando formalmente a ideia de que devemos conservar imóvel o passado, afirmamos que nunca na história da Civilização Cristã foi tão difícil a alguém fazer esta discriminação  entre os valores verdadeiros do passado e aquilo que nele deve ser retificado em nossa época.

Nossa consagração a Nossa Senhora é realizada em nossos dias pela recondução das almas e de todos os valores da sociedade temporal para darem glória a Deus dentro das sendas da Civilização Cristã, tendo em Deus a sua causa exemplar, dentro de um rumo que, se é um rumo de verdadeiro progresso,  é por isso mesmo e nisso mesmo, um rumo indicado pelos princípios magníficos da Tradição Cristã.

Plinio Corrêa de Oliveira (Reprodução não integral, e adaptada, da matéria publicada em “O Mensageiro Carmelitano” de 15/5/1959)

 

Revista Dr Plinio 8 (Novembro de 1998)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *